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Consumo elevado de proteínas de origem animal aumenta o risco de morte por câncer e diabetes

O argumento para vegan vai só ficando mais forte com nova pesquisa que encontrou dieta rica em proteínas de origem animal, em especial durante a meia-idade, pode significar uma morte mais cedo.

Um novo estudo acendeu um sinal de alerta contra alto consumo de proteínas, e de quebra, contra as dietas que recomendam esse tipo de alimentação como Dukan, Paleolítica e Atkins.

Pesquisadores da Universidade de Davis School of Gerontology do Sul da Califórnia acompanhou mais de 6.000 adultos com mais de duas décadas .Os participantes eram de uma variedade de etnias e vários históricos de saúde.


hambúrguer


De acordo com as conclusões do estudo, as pessoas que consumiram dietas ricas em proteína animal tinham"mais probabilidade de morrer em decorrência de câncer como um fumante regular", relatou Huffington Post . Diabetes também foi um risco maior entre os comedores de carne . Mesmo quando o controle da quantidade de gorduras e carboidratos na dieta dos participantes, dietas ricas em proteínas animais tiveram efeitos negativos sobre a saúde ".

Não foi só a carne, também. 

Queijo , leite e ovos contribuíram para os riscos à saúde. "As dietas ricas em proteínas de origem vegetal, no entanto, a inclusão de alimentos como feijão, lentilhas e nozes, não têm os mesmos efeitos perigosos como proteínas animais", relata o Post. "A pesquisa mostra que uma dieta de baixa proteína na meia idade é útil para a prevenção do câncer e da mortalidade em geral, através de um processo que envolve a regulação do IGF-I e, possivelmente, os níveis de insulina ", disse o co-autor Eileen Crimmins em um comunicado .

 A ameaça é maior no caso de pessoas que comem mais proteína de origem animal (carnes, ovos, leite e derivados) do que no caso daquelas que adotam proteína vegetal na dieta. Para ser considerado “muito proteico”, o consumo de proteínas deveria representar, pelo menos, 20% das calorias diárias. O grupo “moderado” consumiu uma proporção de 10% a 19% das calorias em proteínas, e a categoria “baixa” ingeriu, todos os dias, menos de 10% das calorias em proteínas.
Para o grupo de maior consumo, o câncer não é o único problema. As chances de morte por diabetes são três vezes maiores em relação ao grupo de menor consumo e o risco de morte por quaisquer outras causas é 75% maior, fazendo a mesma comparação.
Apesar da diferença de porcentagens, quem ficou no setor “intermediário” também corre risco, já que os cientistas perceberam que a chance de morrer de câncer foi três vezes maior do que a dos adeptos da dieta menos proteica. O risco de morte desse grupo diminui 21% se a quantidade desse elemento for reduzida de média para baixa.
O aumento do risco de câncer com a proteína está ligado à maior produção do hormônio IGF-I, que faz com que células saudáveis e doentes cresçam. Assim, quanto mais dessa substância há no sangue, maior a probabilidade de o pior acontecer, em pessoas de 50 a 65 anos.
Esse quadro, no entanto, pode mudar após os 65 anos. De acordo com o resultado, como o índice de IGF-I naturalmente cai no organismo, o consumo de mais proteína após essa idade pode reduzir o risco de morte.
Prato com carne vermelha

 http://www.wucnews.com/2014/04/animal-based-high-protein-diet-causes.html#sthash.Hp4GaGgv.j6N0cx6j.dpuf
http://saude.ig.com.br/bemestar/os+riscos+da+dieta+da+proteina/n1237777471755.html

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